ALERTA PARA O DIA MUNDIAL SEM TABACO - 31/05/2021

Veja na integra tudo sobre essa notícia.

ALERTA PARA O DIA MUNDIAL SEM TABACO - 31/05/2021

Em 31 de maio, anualmente, é comemorado o Dia Mundial sem Tabaco. A data traz a oportunidade para que profissionais de educação e saúde, pais e a sociedade em geral possam alertar e proteger as novas gerações dos riscos do cigarro.

O tabaco é a segunda droga mais consumida entre adolescentes no Brasil, atrás apenas das bebidas alcoólicas. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 90% dos fumantes experimentam seu primeiro cigarro e se tornam dependentes até os 19 anos de idade. Além disso, o número de fumantes é crescente: dados do Banco Mundial apontam que quase 100 mil jovens começam a fumar a cada dia no mundo inteiro, sendo mais de 80 mil nos países em desenvolvimento.

Conscientização nas escolas

Por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), a Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Educação estão fortalecendo as ações de combate ao tabagismo junto aos alunos e responsáveis das escolas da Rede Municipal, em parceria com as Unidades de Atenção Primária (Estratégias de Saúde da Família e Centro Municipal de Saúde). A proposta é que sejam realizados trabalhos de prevenção e promoção de saúde para que crianças e adolescentes façam escolhas seguras no que se refere aos cuidados com o próprio corpo e com o meio ambiente.